Fantasmas

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“A colina escarlate”(Crimson Peak, 2015) é meu tema do Dia dos Mortos deste ano e o filme mais recente de Guillermo Del Toro, mexicano que ocupa um lugar de honra no meu panteão de diretores arquetípicos. Um genuíno filme de fantasma, coisa que Del Toro sabe fazer como poucos hoje em dia, com sua fina intuição para o manejo da metáfora. Se você tem medo de fantasma, não assista. Mas se, como eu, os fantasmas ressoam no seu mundo interno, coragem. Você não vai se arrepender. O filme recupera o melhor da tradição literária gótica vitoriana, seja na construção dos personagens, seja na estruturação da narrativa,  seja na ambientação pesada, opressiva: climas, adereços, figurinos e cenários, tudo coopera para espelhar a alma e seus labirintos. Do começo ao fim, permanecemos dependurados de cabeça para baixo, no fio tenso de um bom paradoxo. O Feminino encarna o agente redentor-destruidor do Masculino e, nesse sentido, “A colina” é uma maravilhosa história da parceria e mediação entre opostos-complementares, vivos e mortos, mães e pais, irmãos e irmãs, ego e inconsciente, razão e loucura…

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As fantasias favoritas de Del Toro retomam aqui, com a sensibilidade e a profundidade usuais – e sem maneirismos desnecessários -, o tema do feminino assombrado que inicia uma mulher ingênua nos mistérios do amor e da morte. Um pai superprotetor expõe a filha ao predador, enquanto seu amor por ela igualmente a provê de um animus que, despertado pelas circunstâncias, se revela excepcional. Uma mãe boa e frágil retorna da morte para revelar um importante segredo à filha, segredo que ela mesma acessou ao cruzar o portal, mas que a filha ainda não tem elementos para compreender. Outra mãe, longeva e devorante, investe inadvertidamente numa sucessora ainda mais mortífera. Um homem frágil é assujeitado por uma devastadora anima negativa. Um casamento infernal e outro, celeste, acorrentam os noivos numa tragédia de proporções míticas. Um oftalmogista que acredita no invisível vê o que está posto diante dos olhos, mas que os outros não conseguem enxergar. A natureza se rebela contra a máquina. Aliás a tecnologia aparece como coisa muitíssimo mal assombrada, pura verdade.

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A história fala das fantasias do estilo gótico novecentista como uma reação da imaginação à desolação que a Revolução Industrial impôs à Alma do Mundo, uma reação tão frágil quanto eficaz, porque é na alma que ela se instala. E a alma confronta, com suas fantasias terapêuticas, a sombra da ciência, da indústria e da filosofia positivista. Mais do que tudo, “A colina escarlate” me levou de volta a “O morro dos ventos uivantes”, de Emily Brönte, um dos livros da minha vida, numa viagem de revisão que me esclareceu sobre os motivos do apreço que tenho por fantasmas.  Eles nos assombram e afligem, penso eu, porque são, na essência, mensageiros do inconsciente que assediam o ego para alertá-lo de grandes perigos e ajudá-lo a tomar consciência de algo muito sombrio. O ego, contudo, se defende como pode das coisas que não quer saber.

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A forma fantasmagórica aterroriza o ego, embora não haja nela uma ameaça real, ao contrário. Os fantasmas pretendem revelar um estado de coisas intolerável deslocando o sujeito da zona de conforto, forçando-o a encarar uma realidade que clama por mudança, uma lealdade tóxica, um segredo que apodrece dentro dele. Assim o fantasma de Catarina de “O morro” vem pedir ao Sr. Lockwood tão somente uma escuta para sua história, um pouco de compaixão e ajuda para libertar-se e libertar a vida, ajudando-a a retomar seu curso. “A colina” remete a “O morro” até mesmo nas referências à topografia. Se você subiu numa, pode se arriscar a escalar o outro. Sua alma vai agradecer por mais esse fantasma.

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3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. fabianaprando
    nov 01, 2016 @ 10:53:11

    Amei o filme e ele ficou ainda mais fascinante pelos olhos da mulher-esqueleto. Vou repetir a dose, oba!! E vamos celebrar o dia dos mortos, dia dos nossos queridos!!!

    Responder

  2. Denise
    nov 01, 2016 @ 11:43:58

    Adorei isto: “Eles nos assombram e afligem, penso eu, porque são, na essência, mensageiros do inconsciente que assediam o ego para alertá-lo de grandes perigos e ajudá-lo a tomar consciência de algo muito sombrio. O ego, contudo, se defende como pode das coisas que não quer saber. A forma fantasmagórica o aterroriza, embora não haja nela uma ameaça real, ao contrário. Os fantasmas pretendem revelar um estado de coisas intolerável deslocando o sujeito da zona de conforto, forçando-o a encarar uma realidade que clama por mudança, uma lealdade tóxica, um segredo que apodrece dele.” E te deixo com isto…:

    Desassombrado (Antônio Nóbrega)

    Desassombrado,
    Eu desassombrei.
    Eu pensei que o malassombro
    Fosse maior do que eu.

    Ói, meus senhores,
    Vou contar minha odisseia:
    Viajei no pé da ideia
    Pra tecer este cantar.

    E galopando
    No chitão de minha burra
    Fiquei preso numa furna
    Sem poder mais cavalgar.

    Eu tive medo,
    Vi tudo da cor da noite,
    Um ente com uma foice
    Querendo me degolar.

    Eu me azouguei
    E disse pra ele se tremer:
    Mando-o pro diabo comer
    Com farofa de embuá.

    No outro dia,
    A bruzacã apareceu,
    Minha alma estremeceu,
    Eu fiquei pra me acabar.

    […]

    E refreando
    A pisada do meu trote
    Vou findar o meu galope
    Com os olhos na beira-mar.

    Eu vi um anjo
    No cordão das bonitezas
    Me dizendo miudezas
    Que era para eu sossegar.

    Limpei a vista,
    Sacudi o meu calvário.
    Nas contas do meu rosário
    Prossegui meu caminhar.

    É manga-espada,
    É manga-rosa, é manga-roxa.
    Essa é minha trouxa,
    Vou por aí desassombrar.

    Responder

  3. Maria de Lourdes Peres Heredia
    nov 24, 2016 @ 13:50:41

    Eli, mais um para me “assombrar”, mas em sentido diferente! Maravilhoso! Pensei que, assim como os sonhos, os fantasmas vêm para nos “cutucar” e nos fazer entrar em contato com nosso interior profundo, assim acessando conteúdos que são nossos, mas deixamos de lado por toda uma série de motivos, inclusive o de “não querer ver”.

    Bárbaro este post!

    Responder

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