Transformações no mito de Ísis e Osíris, ao longo do Antigo Império

isis

No sonho, eu encontrava uma prima de segundo grau um pouco mais nova, com quem vivi uma rápida e intensa fase de amizade durante a adolescência. Eu tinha quatorze anos, enquanto ela andava pelos doze. Gostávamos muito de egiptologia. Trocávamos livros e informações sobre o Vale dos Reis, deuses, faraós, múmias, expedições arqueológicas espetaculares, o Livro dos Mortos… Era no tempo da pré-história digital. Dígitos mesmo, só os nossos polegares opositores, que funcionavam à perfeição. Naquele tempo, as coisas nunca chegavam de mão beijada e a gente tinha de procurar muito por elas, tinha de querer demais encontrá-las. Nós duas, eu e minha prima, procurávamos, descobríamos e compartilhávamos, quase sempre pelo correio, histórias e imagens que já eram a comida favorita da minha alma. Não sabíamos ainda, mas nossas almas estavam absorvendo esses materiais profundos para sobreviver, no então futuro distante, a  perdas irreparáveis. Isso, porém, foi bem mais tarde.

Esse comércio demandava, de nossa parte, uma competência razoável. Tínhamos de ser pacientes e esperar, porque o mundo era lento e não nos mimava com prontidões desnecessárias. Tínhamos de nos comunicar diretamente, por telefone, ou de pedir piedade a algum pai, para que nos desse carona até a casa uma da outra (ela morava em São Caetano e eu, no Brooklin Velho). Tínhamos de ler e escrever muito, já que esses eram os prazeres que nos permitiam esperar sem estressar. E como esperar era gostoso! Ler e escrever eram nossos supremos prazeres, que adorávamos exercitar em conexão uma com a outra. Ao sabor dessa aventura verdadeiramente interativa, minha prima terminou por virar historiadora, fiel (gosto de acreditar nisso) a um daimon manifesto no contato ingênuo com aquele imaginário mágico. Já eu virei e desvirei muitas coisas, sempre movida pelos mitos.

Volto ao sonho. Nele, somos ambas as cinquentonas de hoje em dia, conversando animadamente, como fazíamos quando éramos meninas. Muito amigas, completamente à vontade, relaxadas e em fluxo, falando de coisas realmente importantes: deuses, faraós, tumbas, múmias, mitos egípcios. De repente, ela sai da sala onde conversamos (que fica numa FFLCHUSP onírica), em busca de um jornal em que se divulgam cursos abertos. Retorna em seguida, folheando o jornal, e eu lhe digo:

– Ache aí um curso para fazermos juntas, sobre aqueles assuntos  da nossa adolescência.

Ela responde:

– Aqui tem um. Chama-se “Transformações no mito de Ísis e Osíris ao longo do Antigo Império”.

Acordo na penumbra morna das 6 horas da manhã e a luz me assegura de que é tempo de levantar, fazer ioga, rezar, molhar o jardim, caso uma chuva noturna não tenha caído. O título do curso me vem à memória, de imediato e por inteiro, trazendo consigo a narrativa do sonho, que se desvela dentro de mim como um texto sagrado, anotado num velho papiro. Eu o sussurro, para não esquecer: “Transformações no mito de Ísis e Osíris ao longo do Antigo Império”.

Certos sonhos são tão intensos e esclarecedores que me tiram da cama a qualquer hora da noite, para anotá-los. É urgente recuperar suas imagens, já que são sonhos imperativos. Não posso de modo algum desperdiçá-los, sob risco de jogar ouro na privada e dar a descarga. Naquele dia, como já eram seis da manhã, antes da ioga-reza-rega, fui até a escrivaninha e escrevi tudo, de um jato, como dizia Fernando Pessoa. E escrevi com fome de narrar, do jeito que eu fazia quando trocava cartas com minha prima, décadas atrás, sobre Ísis e Osíris, entre outros temas igualmente formidáveis. Escrevi a lápis, com letra caprichada de colegial antiga: “Transformações do mito de Ísis e Osíris ao longo do Antigo Império’. Depois narrei, no caderno, o restante da história.

Não sei se ainda temos alguma coisa em comum, eu e minha prima que se tornou historiadora, vive e trabalha em outro estado. Como Ísis, porém, perdemos as pessoas que mais amávamos e saímos em busca de recuperá-las, transformadas. Essa é uma grande magia e Ísis é a senhora da magia. Como Ísis em sua jornada em busca do corpo despedaçado de Osíris, perseguimos pacientemente o significado, que parecia perdido para sempre, dissolvido nas águas do grande rio. Juntamos um a um os fragmentos do mundo que ainda podiam servir, os costuramos a outros, que terminamos por descobrir e, enquanto o fazíamos, nosso luto se converteu em gravidez (a dela, de gêmeos, aos 50 anos ou quase). O Antigo Império encerrou-se  e um Novo Império se seguiu a ele. Talvez como eu, minha prima também desça ao reino dos mortos todas as noites, tendo os sonhos como guias. Nossa vida desperta precisa do húmus que a experiência de dormir-morrer a cada noite nos propicia. E se, como dizia Jung, o sonho é o mito do homem comum, então sonhar com um mito só pode ser uma epifania.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Fabiana Prando
    mar 01, 2014 @ 18:58:14

    Querida Eli!
    Sonho inspiração, me lembrou um trecho da canção do Jeneci da Graça: “tudo se desestrutura pra você se estruturar”
    A Mulher Esqueleto inaugurou o seminário do mito de Ísis e Osíris!
    Beijos,
    Fabi

    Resposta

  2. Cristiane Marino - Mulheres em Círculo
    mar 04, 2014 @ 11:56:49

    Eli, que texto maravilhoso!
    Profundo e poético. Que sonho!
    Menina, que sincronicidade. O próximo Ciclo do Mulheres em Círculo será o ciclo das Deusas e adivinha quem vai ser a primeira? Ísis! Vamos trabalhar as transformações do mito de Isis e Osiris através da história da humanidade.
    Como dizia Jung, este foi um grande sonho, o mito da sua vida.
    Bjs querida e saudades!

    Resposta

  3. Cecília
    mar 04, 2014 @ 16:44:41

    Epifania mesmo, Eli. Fico cada vez mais fascinada com esse mundo dos sonhos. Quando não são premonições são momentos de compreensão de situações passadas que racionalmente não conseguimos entender.

    Resposta

Deixe um comentário

