“O mundo da criança” e as crianças do mundo

Minha edição é de 1954. Chegou ao mundo três anos antes de mim. Chegou e já começou a construir a casa-botina onde eu haveria de morar, a  plantar a árvore dos confeitos do meu jardim interior, a tricotar as luvinhas que os meus gatinhos haveriam de sujar… Quem eu teria sido sem ela, vermelha e sólida, enfileirada na estante, botando cor e movimento na casa boba e feia onde eu morava? Quem eu teria sido sem ela? Que forma minha alma teria assumido que ela não tivesse moldado? Você também foi assombrado e encantado pelos livros da coleção “O mundo da criança”? Tenho-a bem aqui, muito bem dividida em: alfarrábios esfarrapados em graus variados de degradação (volumes de 1 a 11) e livros bem velhos quase intactos (de 11 a 15, chatices educativas para famílias americanas em preto e branco). Brinquei, gastei, li, reli, treli, comi, molhei, engordurei, rasguei (sem querer, juro), desfiei, amei, arrastei, usei de travesseiro… Você também foi acalentado pelos versinhos de pé quebrado do volume 1? Você também esmolambou seu livro de “Histórias de fadas”? Você também deixou suas digitais gravadas em manteiga no seu volume “A arte ao alcance da criança” (não é engraçado e babaca esse título)? Se a sua alma também foi amassada, modelada e cozida no forno de bruxa do “Mundo da criança”, então você é da minha família, você também é uma criança do mundo. Não tem jeito de você perder a graça. Garantido.

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Fabiana Prando
    out 20, 2010 @ 11:05:43

    Eli!
    Muito lindo seu comentário sobre “O mundo da criança”. Essa coleção não fez parte da minha infância mas, de qualquer forma, seu texto trouxe à memória os livros da meninice. Lidos, relidos e venerados, eles deixaram suas marcas em mim. “Aventura no escuro”, do Círculo do Livro era um dos meus favoritos. E o que dizer da coleção disquinho?
    Muito obrigada pela oportunidade de resgatar lembranças tão queridas de quem eu sou!
    Beijos,
    Fabi

    Responder

  2. Analú
    out 21, 2010 @ 16:53:53

    Mundo da Criança!!!!!! Que delícia! Minha infância também foi encantada por ele. Não cansávamos de abrir os volumes e relê-los. meu pai toca piano e ele tocava as músicas para eu e meu irmão cantarmos. Os gatinhos… A bota… Puxa, Eli, era bem legal. Na minha infância não havia este mundão de livros maravilhosos para crianças que existem hoje. Mas havia o Mundo da Criança!

    Responder

    • elianaatihe
      out 21, 2010 @ 19:07:54

      Que sorte que nós tivemos! Dia desses vou contar como foi descobrir a coleção de Monteiro Lobato e como ela fez o Mundo da Criança perder a graça (fiquei de luto, mas superei…). Bjs

      Responder

  3. Inara Couto
    set 15, 2011 @ 15:51:42

    Que maravilha isso que você escreveu, Eliana! Eu também tive a coleção desde sempre…não me lembro da vida sem ela! Nasci em 1955 e acho que ela já estava lá… que bom! Os 15 volumes vermelhos me acompanharam a cada dia e eu tenho certeza de que, como você, sou quem sou por causa daqueles livros encantados. Eu também tenho todos ainda, quero ficar perto deles para sempre.Tinha o sonho de comprar a edição de 1954 em inglês e, com o advento da Internet, consegui fazer isso. Mas nada se compara àqueles versinhos que até hoje eu repito em algum lugar da minha alma, ela também amassada, modelada e cozida no forno da bruxa, aquecida nas lareiras de inverno, acalentada pelas canções de terras distantes…Que bom saber que mais alguém se maravilhou com a árvore dos confeitos!

    Responder

  4. regina schimmel
    jan 23, 2014 @ 14:12:37

    q delícia… então não sou só eu q fico ainda encantada com essas páginas q me fizeram sonhar… tenho a mesma edição q a sua e também com as marcas do leitor e do tempo, o q a torna mais significativa. obrigada pelo texto doce

    Responder

Deixe um comentário

